1) Sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem −SAE, considere:
I. O técnico de enfermagem tem papel fundamental tanto na execução da prescrição de enfermagem quanto na observação do cliente, obtendo informações relevantes que podem contribuir na análise da evolução do paciente.
II. Compete ao técnico de enfermagem contribuir com dados e informações apenas para subsidiar a etapa que corresponde à anotação de enfermagem.
III. O técnico de enfermagem é coparticipante do processo e como tal deve ser também um colaborador nas tomadas de decisões quanto às intervenções de enfermagem aplicadas ao paciente.
IV. A evolução de enfermagem, sendo a fase final da SAE é a mais importante do processo, deve ser realizada por todos os profissionais da equipe de enfermagem.
Está CORRETO o que consta apenas em:
2) Uma técnica de enfermagem e é uma das pessoas da equipe que faz balanço hídrico na unidade de internação aonde trabalha. Os índices que ela registra, respectivamente, como perda e entrada de líquido no organismo são:
3) Um técnico de enfermagem, e de acordo com as suas atribuições, só deve administrar medicamentos mediante:
4) A enfermagem usa algumas terminologias no cuidado com o paciente, assinale a alternativa que contém respectivamente as seguintes terminologias: Anasarca – Epistaxe – Pirético.
5) A administração de 500 ml de soro fisiológico foi prescrita para correr em 6 horas. No cálculo do número de gotas que deve correr por minuto, o técnico de enfermagem utiliza uma constante numérica multiplicada pelo tempo total. Essaconstante numérica é igual a:
6) Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) adota nos serviços de saúde a Precaução Padrão para o cuidado a todos os usuários. Sobre as condutas a serem adotadas referentes à Precaução Padrão, é CORRETO afirmar:
7) A destruição de micro-organismos existentes nas camadas superficiais ou profundas da pele, mediante a aplicação de um agente germicida de baixa causticidade, hipoalergênico e passível de ser aplicado em tecido vivo é chamada:
8) As úlceras de pressão são lesões localizadas na pele e/ou tecido ou estrutura subjacente, geralmente sobre uma proeminência óssea, resultante de pressão isolada ou combinada com fricção e / ou cisalhamento. As áreas mais comuns à formação de úlcera por pressão são:
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
9) A obstrução da via respiratória superior é uma emergência com risco de vida. A manobra que provoca a elevação do diafragma, forçando o ar a partir dos pulmões para criar uma tosse artificial que pode expulsar o corpo estranho obstrutor é:
10) A colostomia é a porção do intestino exteriorizada através da parede abdominal. Esta abertura será o local por onde sairão as fezes que, por sua vez, serão armazenadas em uma bolsa coletora. Entre as atividades de promoção de higiene e conforto dos clientes com colostomia, deve-se promover cuidados com as bolsas de colostomia. A CORRETA execução desses procedimentos exige os itens indicados abaixo, EXCETO:
11) O curativo com placa de hidrocolóide é indicado para o tratamento de feridas:
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
12) Considere as afirmações abaixo:
I. O período pré-operatório abrange desde o momento pela decisão cirúrgica até o término da cirurgia.
II. De modo geral, as intervenções cirúrgicas são realizadas seguindo uma lógica de quatro fases fundamentais: diérese,hemostasia, cirúrgia propriamente dita e síntese.
III. O período pré-operatório divide-se em mediato e imediato.
Assinale a alternativa CORRETA.
13) Segundo o Ministério da Saúde, fatores como o aumento da expectativa de vida e o avanço tecnológico, aliados às inovações terapêuticas, favorecem tanto ao processo de reabilitação do doente agudo, como a um melhor controle do doente crônico. Sendo assim, podemos considerar o Infarto Agudo do Miocárdio e os Acidentes Vasculares Cerebrais como:
14) Analise as proposições abaixo:
I. A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges
II. O tratamento da tuberculose à base de antibióticos é 100% eficaz, no entanto, não pode haver abandono
III. A transmissão da tuberculose é indireta, de pessoa a pessoa, através de pequenas gotículas de saliva, expelidas ao falar, espirrar ou tossir de um indivíduo contaminado, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão
IV. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também, favorece o estabelecimento da tuberculose.
Podemos afirmar que todas estão corretas, EXCETO a(s):
15) O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos. Em relação ao Diabetes, é CORRETO afirmar:
16) As doenças sexualmente transmissíveis (DST) continuam sendo um problema de saúde pública e de difícil abordagem entre idosos, adultos e jovens. Acerca dessas patologias, assinale a alternativa CORRETA.
17) A vacina contra difteria e tétano faz parte do calendário de vacinas das gestantes. Pode ser dispensada desta vacina no pré-natal a gestante que:
18) Substância gordurosa, esbranquiçada, produzida pelas glândulas sebáceas e que normalmente recobre o corpo do feto. Sua quantidade aumenta à medida que se aproxima o final da gravidez. Alguns estudos mostram uma ação protetora desta substância sobre a pele do feto, trata-se de:
19) A avaliação do recém-nascido deve começar no momento do nascimento. Através da Escala de Apgar, são observados alguns sinais, EXCETO:
20) O puerpério é considerado o período do ciclo gravídico-puerperal em que o organismo materno retorna a suas condições pré-gravídicas e é caracterizado pelas regressões das modificações locais e sistêmicas que foram provocadas pela gravidez.O puerpério imediato inicia-se:
21) A saúde do idoso merece uma atenção especial por parte da assistência de enfermagem. De acordo com os fenômenos e riscos desse ciclo de vida, assinale a alternativa INCORRETA.
22) De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, trata-se de uma proibição: